Método Integratus

Hélio de Oliveira

SOBRE O MÉTODO

O Método Integratus é a síntese de conhecimentos acadêmicos e tradicionais que se somam complementarmente à Técnica Alexander, ao Yoga e ao Pilates entre outras, resultando num instrumento multidisciplinar de reeducação e realinhamento postural, controle de estados emocionais e dores musculares.

É um método de realinhamento postural, gerenciamento do estresse físico-mental e condicionamento físico integral.

Integrando práticas de relaxamento, reeducação postural, propriocepção, respiração e exercício físico, o Método Integratus resulta de experiências práticas pessoais de busca em meu próprio corpo e de meus pacientes ao longo de vinte anos de clínica.

É um sistema de tratamento de saúde natural, uma forma de conquistar um corpo mais equilibrado e estético, uma arma poderosa de resiliência ao estresse no controle da ansiedade, estados depressivos e do pânico.

O Método Integratus intervém no indivíduo a partir do Relaxamento físico-mental, do Realinhamento postural, da propriocepção cognitiva e do Condicionamento físico postural.





REALINHAMENTO POSTURAL

O Método Integratus integra os princípios de alinhamento postural biomecânico clássico às práticas e princípios da Técnica Alexander e de outros métodos posturais resultando em melhoras rápidas e permanentes.

Essa terapia postural possibilita ao seu praticante, entender e encontrar no seu próprio corpo, o eixo de equilíbrio ideal, qual é a relação ideal das suas partes (cadeias musculares) e a participação da respiração no arranjo postural. Aprenda a livrar-se das tensões e atingir um arranjo adequado.

Permite sentir qual a relação adequada da cabeça com o pescoço, do pescoço com os ombros, ombros com braços e costas, peitoral e quadril e pernas etc.. , como tudo isto se harmoniosa no eixo de equilíbrio postural, distinguindo quando esta relação envolve tensão desnecessária ou apenas o tônus muscular natural.

É uma experiência prática e sensorial, apesar de compor-se com informações teóricas sobre a biomecânica do movimento corporal, a anatomia das estruturas e também, sobre o estresse decorrente do estilo de vida atual.

Como resultado você saberá como empostar-se de uma forma mais equilibrada, sem dores e estresses e, uma condição estética melhorada.





RELAXAMENTO, MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO

Meditação e relaxamento estão na ordem do dia atualmente. A vida moderna cheia de exigências e tensões provoca um aumento no estresse físico-mental.

O resultado é um excesso de tensão muscular que envolvida na estrutura corporal desalinhada e descentralizada, resulta em movimentos mal coordenados, ombros tensos e deslocados, lombares rígidas e abdomens flácidos, corpos que vão se deformando gerando desconforto e indisposição física, dores musculares, irritabilidade, falta de prazer na vida.

O relaxamento apesar de muito necessário, muitas vezes não é fácil de ser atingido sem a ajuda de uma prática adequada, técnica acertada ou um terapeuta preparado.

Com o Método Integratus, você poderá praticar um relaxamento eficiente, aprender práticas de respiração, controle e gerenciamento do estresse.





CONDICIONAMENTO FÍSICO

O condicionamento físico postural é um programa de exercícios específicos que finaliza o Método Integratus.

O foco deste condicionamento não são os grandes grupos musculares, mas os músculos responsáveis pela coordenação postural automática, os músculos eretores da espinha e os mecanismos de estabilização do eixo de equilíbrio.

O mais importante não é o exercício em si, mas sim, como ele é praticado. O exercício físico é eficiente e saudável quando praticado com uma mente consciente, respeitando o eixo de equilíbrio biomecânico e um alinhamento postural livre de estresses e deformações. Senão, eles acentuam os estresses e as deformações injuriando as articulações promovendo mais dores e desequilíbrios.

O condicionamento físico é realizado através de exercícios de meditação, de Ashtanga Yoga, práticas do Pilates, Lien Chi e da musculação tradicional entre outras.